top of page

Serviços

Restaurações

O que é restauração dental / obturação?

A restauração dental, ou dentística restauradora, é a área da odontologia que engloba as restaurações para tratar cáries ou traumas. Basicamente restauração (ou obturação) é a reconstrução do dente, onde são utilizados materiais como resina, que é da cor do dente, ou o amálgama que é de cor prateada.

Restauração é o tratamento indicado para acabar com a cárie e com a dor de dente, em alguns casos. O dentista limpa toda a zona cariada com um aparelho próprio e coloca resina, ou amálgama, uma massinha de cor branca, ou cinzenta por cima do dente para cobrir a região, evitando o surgimento de novas cáries no mesmo local.

Quando a cárie é mais profunda, o dentista retira parte do dente ou o remove por completo. Neste caso o ideal é se colocar uma prótese no local, para que não fique ali um espaço que favoreça o acúmulo de alimentos e que pode levar ao aparecimento de cárie e tártaro.

Por que é importante restaurar os dentes?

A restauração é importante para:

  • Eliminar cáries

  • Evitar dor de dente

  • Recuperar o formato dos dentes

  • Melhorar a aparência

Quais são os procedimentos para restaurar o dente com cárie?

O primeiro passo do tratamento consiste na remoção do tecido cariado, com instrumentos de alta rotação. Após a remoção completa da cárie, é feita uma restauração na cavidade, com material específico (resina ou amálgama). Por fim, o dente será polido dando o acabamento final do material restaurador.

O que acontece se eu não realizar o tratamento

O não tratamento da cárie pode levar ao progressivo comprometimento dos tecidos dentários e provocar:

  • Dores cada vez mais frequentes e intensas

  • Necessidade de tratamento de canal, caso a cárie tenha atingido a polpa do dente

  • Eventual perda do dente, prejudicando a autoestima

As restaurações existentes devem ser reavaliadas de 06 em 06 meses, já que o dente restaurado é sempre mais vulnerável que o dente íntegro.

Próteses

Próteses são aparelhos utilizados em substituição aos dentes ausentes que podem ser fixas ou retiradas e recolocadas na boca. Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las e embora não sejam exatamente iguais aos dentes naturais, atualmente elas oferecem uma aparência mais natural e maior conforto quando comparadas a aquelas de alguns anos atrás.

Existem dois tipos principais de próteses: totais (dentaduras) ou parciais, que podem ser fixas ou removíveis. Seu dentista irá ajudá-lo a escolher o tipo de prótese mais apropriado, dependendo do número de dentes a ser substituídos e o custo do tratamento.

 

Implantes

Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal (normalmente de titânio) posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.

Aparelhos Ortodônticos

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.

Tratamento Endodôntico (Canal)

O que é endodontia/tratamento de canal?

A endodontia é o ramo da Odontologia que trata das lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente. Popularmente, endodontia também é chamada de tratamento de canal. O tratamento consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou necrosado (morto).

Depois de se remover esse tecido, o dentista esteriliza o canal preenchendo-o com obturação em material específico.

Por que é importante realizar a endodontia, ou tratamento de canal?

  • Tratar oo canal do dentes lesionado é importante para:

  • Evitar a necessidade de extração do dente.

  • Prevenir infecções que podem ser muito perigosa.

Quais são os procedimentos para se tratar um canal dentário?

O tratamento de canal é feito em várias etapas, realizadas em várias visitas ao dentista, dependendo do caso.

Primeiramente, é feita uma abertura na da parte posterior de um dente frontal ou na coroa de um dente posterior, molar ou pré-molar.

Em seguida a polpa infeccionada é removida (pulpectomia). O espaço pulpar e os canais são esvaziados, alargados e limados, em preparação para o seu preenchimento. Uma restauração temporária é colocada na abertura da coroa, a fim de proteger o dente no intervalo das visitas.

Para finalizar o tratamento, a restauração temporária é removida e a cavidade da polpa e os canais são preenchidos permanentemente. Um material em forma de cone (flexível) é inserido em cada um dos canais e geralmente selado em posição com um cimento apropriado. Uma coroa é geralmente colocada sobre o dente para restaurar seu formato e lhe conferir uma aparência natural. Se o dente estiver fraturado ou muito destruído pode ser necessário colocar um pino cimentado no canal antes da confecção da coroa.

O que acontece se eu fizer o tratamento de canal?

A falta de tratamento endodôntico pode resultar em uma infecção na raiz e nos tecidos vizinhos, além de poder levar a  sérias consequências à saúde, entre as quais:

  • Dor intensa

  • Inchaço

  • Febre

  • Bacteriemia (bactérias na corrente sanguínea)

  • Infecções à distância (articulações, febre reumática, entre outros)

  • Extração do dente

Clareamento

O sorriso é considerado um acessório fundamental que compõe a aparência e a apresentação do indivíduo na sociedade. O novo padrão estético é representado por dentes brancos, bem contornados e corretamente alinhados. Sendo assim, dentes escurecidos interferem na aparência do sorriso e podem provocar perda da auto-estima. Alterações na cor da estrutura dentária podem ser decorrentes de fatores extrínsecos ou intrínsecos. As manchas extrínsecas geralmente são adquiridas do meio e estão associadas a substâncias corantes como café e tabaco, ao acúmulo de placa e ao uso de alguns tipos de medicamentos. Essas manchas são superficiais e de fácil remoção. Já as alterações intrínsecas podem ser congênitas - relacionadas à formação dos dentes - ou adquiridas através de um trauma dental, mortificação pulpar e fluorose. Os pigmentos estão incorporados na estrutura dental e são removidos apenas pelo clareamento ou por procedimentos mais invasivos que implicam no desgaste e/ou restauração dos dentes.

 

bottom of page